Steven Jhonson, um dos meus autores preferidos, fez esta otima apresentacao no TED. Apos se dedicar a entender comportamentos emergentes, era natural que ele chegasse a pergunta que nunca se calou: como surgem as grandes ideias? Ele entao comeca a discorrer sobre a relacao entre espaco fisico X inovacao. Muito interessante para quem ja leu As 10 faces da inovacao..

Este foi justamente o assunto da palestra sobre Design Thinking, ontem, na Rotman. O CEO da Saatchi&Saatchi canadense falou sobre como o redesign do espaco de trabalho trouxe resultados de negocio, alem de visualizar os valores da empresa. Aguardem o proximo post com muitas fotos :)

No video abaixo, ha pelo menos duas grandes frases de Jhonson:

“CHANCES FAVORS THE CONNECTED MIND.”

A primeira diz respeito ao processo criativo. A figura do genio isolado e pensativo esta completamente ultrapassada. Interessante ele usar a mesma definicao de Pierre Levy: novas ideias sao novas redes de significados que se formam em nossas mentes (hipertextos, para Levy). Quando aprendemos algo, estamos reconfigurando nossos hipertextos mentais.

CONNECT IDEAS INSTEAD OF PROTECT IDEAS.”

Esta eh uma questao muito interessante. A FIAT do Brasil deu um show no ano passado (finalizacao em novembro, no Salao do Automovel) com o projeto do seu carro conceito. Ao inves de guardar a 7 chaves seu projeto, como eh de costume, a Empresa convidou pessoas do mundo todo para discutir abertamente como sera o carro do futuro.

Porem, como mudar a cultura da protecao e posse de ideias para co-criacao e compartilhamento? Como uma agencia de publicidade ou design, tendo de lidar com informacoes sigilosas de empresas concorrentes, pode ter um ambiente de trabalho seguro e open-mind? Estas respostas nao foram satisfatoriamente respondidas ontem, mas vale a provocacao.

Fiquem com o video do TED por enquanto…