Este eh o primeiro post de uma serie de 5, compartilhando minhas impressoes sobre as palestras do Design Thinking Experts Speaker Series @ Rotman.

Para quem esta pensando em estudar nesta Escola, adianto que eh muito cara. Para terem uma ideia, um curso de apenas 3 dias sobre Pensamento Integrativo custa 6mil dolares.  Por outro lado, a Rotman esta na vanguarda das Escolas de Negocio, ou seja, um investimento que vale a pena. Ha muitos brasileiros la, eh uma escola multicultural. O bairro eh nobre, muito tranquilo como a maioria aqui em Toronto. Voce desce na Saint George Station e caminha 5 minutos. Para chegar a DesignWorks eh a mesma distancia.

A primeira palestra aconteceu semana passada (desculpem o atraso no post). Eu esperava mais sobre Design Thinking em si, mas tenho que lembrar que nao eh usual Escolas de Negocio convidarem designers para mostrar como seu trabalho fez a diferenca para um cliente. Bom, este era o proposito do dia.

A Roots eh a principal marca de roupas e acessorios canadense. Seu posionamento ate entao era pautado em um sentimento de nostalgia e conservadorismo. A ideia para revistalizar a imagem da marca foi convidar o designer e escritor Douglas Coupland para propor uma colecao totalmente conceitual e ousada, orientada por uma visao de futuro. Coupland ficou famoso por popularizar o termo GERACAO X  em seu livro Generation X: Tales for an Accelerated Culture.

“(…) I think a lot of companies now are doing what we did here: getting someone from outside to scramble the mix and add some energy to the situation.” David Coupland

“Roots was acoustic. Doug has taken us electric.” Budman, co-fundador

Esta estrategia deu visibilidade para a marca que queria promover a identidade canadense fora do Pais. Mas o que eh ser canadense?

 “What really links Canadian together is that we are all far apart.” Coupland

O resultado da parceria parece ter dado certo. A colecao projetada por Coupland eh vendida na descolada Collete,  concept store que deu origem a serie, situada em Paris.

Para os socios e co-fundadores da empresa, Michael Budman e Don Green, o segredo das marcas bem sucedidas eh ter um ponto de vista manter-se distinta das demais, resumindo, ter AUTENTICIDADE (recomendo vcs lerem este livro do Gilmore e Pine).

O discurso da Roots eh coerente com suas praticas. Para terem uma ideia, toda a producao, do design a manufatura, eh feita no Canada, na contramao do que vem acontecendo no mundo. Para os socios da empresa, a manufatura detem a essencia de quem vc eh. Tudo a ver com os valores da marca.

Vale a pena ver este video contando como a empresa comecou e pensar no que Budman diz:

“ When you destroy manufacturing you destroy culture.”