Pessoas,

As vezes acho difícil explicar o meu papel como  Design Strategist. Esta é uma boa forma de esclarecer. Uma vez traçada a estratégia, muitas vezes eu mesmo ajudo a executá-la. Neste caso, há tres anos introduzi o Design Thinking no Planejamento Estratégico do Isvor e propus uma série de ações para transformar a cultura vigente. A mais abrangente delas se chama Programa Da Vinci –  uma série de experiências, serviços e produtos para desenvolver competências para inovação. Um destes serviços está aberto ao público e é uma curadoria de posts inspiradores para ampliar o repertório das pessoas ( www.programadavinci.com.br). Simplesmente imperdível, mas apenas uma pontinha do iceberg ;)

O que começou como verbo, se fez carne neste tres anos. Hoje o Isvor é admirado por ser a primeira empresa brasileira a adotar o Design Thinking como mindset em um segmento até entao pouco provável: Educação Corporativa. Tudo isso não teria sido possível sem uma liderança de vanguarda (Marcia Naves, Superintendente do Isvor) e uma equipe que se apropriou rapidamente do novo modelo:  Rebuschini, Fe Palhares, Simone Soeiro,Carla Campos, Thiago Abreu, Vicente Antunes, Dany Medrado, Natalia Ribeiro e tantos outros do Isvor (Engenheiros, Psicologos, Economistas, Designers, IT, Publicitarios… Mentes integradas)

Outro indicador do Design Mindset foi termos conseguido trazer junto a Fiat (Paulo Matos – Inovação  e Matheus Silveira – Centro Estilo) e Sebrae-MG (Andrea Tristão)  mais um Design Thinker renomado: John Thackara. Além das palestras sobre soluções alternativas ao nosso modelo insustentavel de producao e consumo, convidamos John para participar de um Workshop para criação de Manifestos sobre Mobilidade.

Criei esta atividade com o objetivo de incentivar as pessoas a se posicionarem. Já falei aqui sobre Autoria, estão lembrados? (Minha palestra no Global Forum 2011). Vocês ja sabem  como entendo o papel no protagonismo e do mindset de autor na criação de uma cultura corporativa inovadora. Pois bem. Foi um sucesso.  Depois falo mais sobre Manifestos. Agora quero compartilhá-los com vcs. Meus preferidos foram os dois abaixo. Os outros vc pode ver no site do DaVinci. Share it!

MANIFESTO 24X7  e STOP DAY MANIFESTO