Como adiantei no post anterior, a palestra da Saatchi foi um relato de experiencia. Eles tem uma filial em Toronto. No Brasil, eles foram responsaveis, por exemplo, pelo redesign da marca da SKOL e pelo posicionamento da marca a partir de entao, traduzido no slogan A CERVEJA QUE DESCE REDONDO. Kevin Roberts compartilhou os valores da empresa no livro LOVEMARKS, no minimo, inspirador.

O CEO/President, Stuart Payne, comecou explicando que o espaco fisico da agencia estava em dissonancia com o espirito da empresa. A missao da SAATCHI eh criar e perpetuar lovemarks (marcas amadas alem da razao, como Apple, Coca-Cola, Paris e Rio de Janeiro). Segundo ele, o espaco anterior era inflexivel, disfuncional, com pouca acessibilidade, “unaffordable” e promovia uma “toxica cultura corporativa” (amei isso). Entao, aqui comeca a associacao com o DT, a SAATCHI contratou  uma empresa especializada em design de interiores para resolver o problema. Foram definidos 4 atributos para o novo espaco: democratico, inspirador, transparente e colaborativo.  Diante da necessidade de alinhar o discurso a pratica, eles passaram um tempo procurando pelo espaco ideal, porem, cientes do limitado “budget”. 

Restricao eh alimento para a criatividade. E criatividade eh a semente da inovacao, concordam?

Em um primeiro momento eles procuraram por um loft em uma regiao nobre de Toronto, onde estao as principais agencias de publicidade da cidade. Porem, os valores exorbitantes (uma restricao), os levou a fazer a pergunta magica – E SE a gente fizer o oposto? Fixar nossa sede em um lugar que surpreenda nossos clientes? E assim fizeram, se instalaram em um andar inteiro perto da Bloor Station (a principal de Toronto).

Isto parece simples mas merece um comentario. Quantas empresas se poscionam como inovadoras e criativas mas mantem o comportamento da maioria, vao com a boiada? Design Thinking nao eh pautado em copiar as melhoras praticas do mercado, mas em CRIAR praticas disruptivas, altamente personalizadas para cada empresa, e, portanto, muitas vezes nao replicaveis em outros contextos. Design eh contexto, momento historico. Tem a ver com validade e modelos, nao, necessariamente, com perenidade e leis gerais. Se vc quer ser referencia, tem de arriscar.

Os resultados voces podem ver nas fotos que tirei la. A designer explicou todos os truques para fazer o espaco parecer maior (realmente, as fotos enganam muito).  A atmosfera pretendida era de um clube, onde um senso de comunidade pudesse emergir. Ha uma sala para os funcionarios jogarem Wii, paineis no teto para diminuir o barulho na area de trabalho e uso de materiais sustentaveis em todo o projeto.

Fico imaginando isto acontecendo em uma empresa como a FIAT ou a COMAU. Tenho falado da necessidade de o espaco fisico refletir as crencas da empresa. Na verdade, para mim, nao ha maior indicador dos valores de uma empresa que o espaco fisico, em especial a cozinha e banheiro. Design mora nos detalhes, tem de estar no DNA. Se quiserem um excelente filme que ilustra isso, vejam OS PIRATAS DA INFORMATICA.  Esta producao da HBO conta a historia da APPLE e da MICROSOFT, paralelamente. Agora a Microsoft, a despeito de ser uma das empresas mais lucrativas da historia, esta tentando um novo posicionamento. Neste filme, prestem atencao nos escritorios das duas empresas. Depois me contem ;) .

Os resultados foram, segundo o proprio Stuart: ganho em produtividade e satisfacao dos funcionarios. Estes estao orgulhosos do novo ambiente de trabalho e a nova localizacao facilitou a vida da maioria: menos stress e mais prazer.

Mas para que tanto investimento se agencias de publicidade e design sempre vao ao encontro dos clientes para receber ou co-criar briefings? Nas palavras do CEO,  ”embora os clientes quase nunca tenham de ir la, se forem, perceberao a mensagem: esta empresa eh criativa.”  Eu entendo de outra forma. No final das contas, todo este investimento tem muito mais a ver com AUTENTICIDADE do que com MARKETING.  Ser na essencia para transparecer nos resultados de negocio.

A Rotman School esta fazendo o mesmo: ampliando seu campus e repensando sua estrutura fisica. Este sera o tema do proximo post ;) .