LONG TIME NO SEEEEEEE ;)

Apesar das aparências, eu não abandonei este blog. O tempo ficou escasso ano passado e não consegui mante-lo atualizado.

 

SENSEMAKING NO SEBRAE

 

No segundo semestre do ano passado, o Dr. Fábio Veras assumiu a Diretoria de Operações do Sebrae Minas  e me fez um desafio: capacitar 100 funcionários (Sede e Regionais) em infografia. Assim nasceu o Programa Sensemaking que agora estou oferecendo a outras empresas.

 

PROGRAMA SENSEMAKING – CH32

Módulo I –     Apresentações orientada a tomada de decisões

Módulo II –   Infografia

Módulo III –  Síntese visual e storytelling

Módulo IV –  Síntese textual

 

OBJETIVO

Capacitar colaboradores para a produção, seleção e tratamento de informações de interesse corporativo, afim de facilitar os processos cognitivos e agilizar e otimizar a tomada de decisões.

 

Além da Capacitação, que se estendeu por Tutorias semanais comigo, o Sebrae Minas não mediu esforços para oferecer uma experiencia de aprendizagem de primeiro nível. Conseguimos trazer o “Papa”  Alberto Cairo e o consagrado Luiz Iria para o coroamento do Programa.
Nas foto, podemos ver também  Dijon de Morais (Reitor da UEMG – um designer), Fabio Veras e Afonso Rocha (Presidente do Sebrae MG). Neste dia, premiamos os colaboradores de mior destaque no Programa. Este aí com o livro, é o Thiago da area de Comunicação.
Esta foi uma experiência muito especial porque para ensinar Design da Informação para pessoas de formação tão diversas quanto Jurídico, Finanças, Biblioteconomia, por um período longo de tempo foi algo novo para mim. Os resultados superaram todas as expectativas e o Programa agora evoluiu para uma TRILHA DE DESENVOLVIMENTO EM SENSEMAKING.
Embora tenho sido uma iniciativa pioneira no Brasil, acredito que já é uma tendência: capacitação em Sensemaking.
A Fiat já tem módulos de capacitação nesta competências em suas Trilhas de Aprendizagem. Em 2012, eu e o designer Marcelo Conceição percorremos o Brasil, ministrando cursos de Apresentações Corporativas para os Escitórios Regionais. Trata-se de uma competência cada vez mais crítica à medida que aumenta o volume de dados e informações e diminui nosso tempo para tomar decisões.
Agora mesmo, estou elaborando um módulo de INFOGRAFIA E SENSEMAKING  para a Trilha de Aprendizagem para pessoas que trabalham com Business Intelligence.
PROGRAMA DESIGN THINKING NA SAMSUNG
2014 começou bem demais. Em março estive na Samsung conduzindo o Programa de Capacitação em DT para a equipe de Designers e Pesquisadores do SIDIA - Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia. Pessoas incríveis, muito talentosas, fizeram meu trabalho ser muito prazeroso, mas desafiador (ops! é a mesma coisa). Um time heterogeneo, ainda em formação, vindos de diversos Estados e partes do mundo. Até PSICOLOGO COGNITVO conheci la, acreditem se quiser. Grande abraço para Eric Quesado e Fran Maciel, btw
Melhor mostrar que falar. A foto acima  foi feita no encerramento do Programa. Lá está também o time de Desenvolvimento.
PROGRAMA DESIGN THINKING – 40 HORAS
1.   MÓD I – CURSO CORE: DESIGN THINKING: MINDSET PARA INOVAÇÃO

 2.   MÓD II - PROBLEM FINDING E PROBLEM FRAMING – ENTENDENDO O PROBLEMA REAL

 3.   MÓD III- PROBLEM FINDING AND FRAMING – BRIEFING ESTRATÉGICO

 4.   MÓD IV - INFORMATION DESIGN

5.   MÓD V - DESIGN DE SERVIÇOS

 

OBJETIVO: Destravar a capacidade criativa e orientá-la à inovação nos negócios. Iniciação ao Design Thinking.

E, em paralelo, o Design Thinking vai se desenvolvendo na UNIVERSIDADE CORPORATIVA FIAT CHRYSLER – o Isvor. Hoje, todas as Trilhas de desenvolvimento dos funcionários conta com módulos em Design Thinking.

Em janeiro, lançamos o terceiro livro do Isvor, documentando nosso Modelo Educativo que está sustentado por quatro pilares:

Design Thinking, Protagonismo, Andragogia e Conhecimento Sustentável. Abaixo, fotos do Encontro de Consultores com Palestra de Gustavo Caetano, da qual sou fã de carteirinha. SAMUEL ELLER, foi nosso convidado especial nesta produção (ultima foto).

Tenho muito orgulho deste livro porque registra a forma com pensamos e trabalhamos  -ISVOR THINKING AND DOING. Foi um maravilhoso trabalho do time de DESIGN INTELLIGENCE, com destaques para NATALIA RIBEIRO, CAROL MARINI E LEO LIMA, FERNANDA PALHARES E DANIELLE MEDRADO.

Agora estamos alinhados até março. No outro post, digo o que está por vir: COISA BOA ;)