Olá!

Finalmente vou poder compartilhar com vocês o que tenho feito, lido e pensado sobre Design.

Estou com grandes expectativas no Projeto que eu e Gigi Barros (Doutoranda da Sourbonne) concebemos e estamos coordenando paralelamente aqui no Brasil e na França. Vejam detalhes abaixo.

Em breve o site estará pronto ;)

\\ NÃO DESCARTE. DESIGN! \\

\\ NE JETEZ PAS. DESIGN! \\

\\ DON´T DISCARD. DESIGN! \\

 

Na “Economia do Descarte”, artefatos industriais têm sido projetados para a obsolescência programada (redução intencional da vida útil dos produtos como parâmetro projetual) ou para a obsolescência percebida (descarte prematuro de produtos devido ao consumismo). Esta aliança irresponsável entre marketing, design e sistema produtivo tem resultado no caos ambiental em que estamos vivendo, tornando imperativo que os novos designers revejam as práticas de seus antecessores. Ao mesmo tempo, soluções inovadoras precisam ser pensadas para diminuir os problemas causados pelos artefatos residuais gerados segundo a lógica do descarte irresponsável e/ou prematuro. Trata-se de uma questão complexa que envolve diversos atores sociais dispersos pelo globo, uma vez que os produtos, na maioria das vezes, são consumidos e descartados, longe de seu país de produção.

O projeto “Não descarte. Design!” está inserido em uma ideologia maior que defende padrões de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) como parâmetro projetual para as atividades de design. Desta forma, os objetivos gerais do projeto são o de ajudar a formar uma consciência globalizada de que todo problema é um problema de projeto, e, portanto, um problema de design. E de que parâmetros de sustentabilidade devem ser vistos como desafios estimulantes à inovação nos negócios, além de uma oportunidade de a profissão se reconciliar com seus valores originais.

OBJETIVO GERAL: Promover uma pesquisa acadêmica colaborativa e internacional no âmbito do Design Sustentável, especificamente sobre o peso das decisões de design para o problema do lixo urbano, em especial o doméstico, tanto na origem do problema quanto em sua solução.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Analisar o problema do lixo urbano sob a ótica do Design Thinking e propor soluções específicas para duas cidades de países diferentes, Belo Horizonte e Bagnolet.

 

 

RESULTADOS FINAIS ESPERADOS

  • Documentação dos processos de Design Thinking aplicados a um problema específico;
  • Propostas de soluções inovadoras para o problema do lixo urbano;
  • Estreitamento da parceria acadêmica;
  • Produção de material inédito para pesquisas futuras;
  • Sensibilização e engajamento dos alunos em questões de Design e Sustentabilidade.

>> 20 minutos de inspiração para o nosso Projeto: The Story of Stuff

 Veja também: O Site do Projeto The Story of Stuff.