Invejo a Ligia que faz otimas resenhas de cada livro. Eu nao consigo :(

Mas como leio muito e sempre indico livros nas palestras, resolvi aproveitar que estou de mudanca para fotografar alguns em categorias.

Foi bom que percebi que algumas preciosidades com o The Future of Management, do Gary Hamel, esta perdido….

Vejam este recorte da HSM sobre o pensamento de Hamel:

Durante a palestra, Hamel explicou que a máquina da gestão moderna faz com que pessoas rebeldes, dogmáticas e de espírito livre adaptem-se a condições e regras, mas, para isso, ela desperdiça quantidades imensas de imaginação e iniciativas humanas. “Ela traz disciplina às operações, mas coloca em risco a adaptabilidade organizacional. Ela multiplica o poder dos consumidores no mundo todo, mas também escraviza milhões em organizações hierárquicas e quase feudais”.

O que leva a outra leitura inspiradora, o WE ARE ALL WEIRD, de Seth Godin. Basicamente, o autor relaciona Capitalismo, Industrialismo e o mercado de massa e mostra porque recuperamos o direito de sermos diferentes. A velha estoria: colocaram o sujeito (we) em um cubiculo corporativo e agora querem que ele pense “fora da caixa”. Seres medianos interessam ao sistema de mercado de massa, mas a internet e uma serie de outros fenomenos facilita a manifestacao das individualidades (Ler A Cauda Longa), por isso eh que o DESVIO, A RUPTURA, O ESTRANHO, A OUSADIA, A DIFERENCA, estao em voga. Para inovar, as empresas tem de sair da mentalidade industrial. Por isso o mindset Design Thinking tem sido tao comentado. O mindset de design incorpora as anomalias do sistema, ao inves de ignora-las. Tanto que uma das praticas da IDEO eh o UNFOCUS GROUP,

onde pessoas de comportamentos fora do padrao sao observadas para gerar insights para inovacao.

O que nos leva ao tambem inspirador DIFFERENT, de Youngme Moon.

Bom! Todos os livros estao interligados e poderiam estar em mais de uma lista. Enjoy it! Se quiserem detalhes de algum, me pecam. Depois posto os de Sustentabilidade, dos quais acho imperdiveis HAVERA A IDADE DAS COISAS LEVES e CRADLE TO CRADLE. Os livros do Marty Neumayer, embora populares (ou por causa disso) sao meras sinteses de outros autores. Mas ele eh um bom sintetizador, entao esta na lista. Beijos!

Minha “playlist”