O pensamento de design esta sustentado por 3 grandes pilares.
Vamos comecar pelo mais dificil de explicar: Empatia.Muita gente pensa que ser empatico significa tratar o outro da forma como gostariamos de sermos tratados. Na verdade, significa tratar o outro da forma como ELE gostaria de ser tratado. Isto pressupoe um esforco muito maior do que esta implicito na primeira suposicao.

Muitos designers e outros profissionais de comunicacao reclamam que seus clientes nao entendem suas propostas, assim como os engenheiros e o pessoal da programacao (“os cabeca-quadradas”) nao entendem nada de design, e, portanto, nao cooperam com o trabalho.

Pois bem, o primeiro passo para introduzir o pensamento de design em esferas mais estrategicas do negocio eh utilizar a empatia com os demais envolvidos no processo decisorio. Como pensa um engenheiro e por que ele pensa de tal forma? Por que o pessoal de financas so pensa em numeros? Por que o pessoal de Recursos Humanos age de tal forma?

Isto nao eh ensinado nas Escolas de Design. Leva tempo e esforco para ser aprendido.

O primeiro video abaixo vai alem nesta questao.
O segundo eh uma licao da India para o mundo ocidental. Brilhante!