Desde março de 2009 assumi a Gestão de Design do Isvor Fiat. Dentre meus desafios estava a estruturação do E-learning nesta Universidade Corporativa – desde a criação do modelo até a seleção do pessoal e gestão da área. Em paralelo a este trabalho, Márcia Naves, a Superintendente, me convidou para participar do Planejamento Estratégico da Empresa. Então, tive oportunidade de apresentar o Design Thinking como mindset que estava se tornando tendência. Dei uma palestra para empresas convidadas pelo Isvor em abril. Alguns ficaram empolgados, outros acharam que a proposta era muito ousada. Durante o ano, conduzimos uma série de projetos internos e para as empresas do Grupo Fiat, todas com enorme sucesso. Esta abordagem tem ajudado a criar uma nova percepção do Isvor no Grupo e no mercado. Em dezembro, compartilhamos o modelo de Design Thinking (DT) com os consultores da Empresa e foi anunciado o programa de Capacitação em DT.

Pois bem, chegou a hora. Propus um Programa composto por Palestras, Workshops e Tools. O primeiro da série é BRIEF, um assunto pouco compreendido e de extrema importância para o sucesso de qualquer projeto. O desafio agora é traduzir as ferramentas de design para a solução de problemas que extrapolam o domínio do design clássico, e avançam para problemas de gestão de empresas e seus processos. Esta turma já está fechada, mas haverão muitas outras. Fiquem atentos às datas no site www.isvor.com.br, no dia 10/06. Minha preocupação é que, com a Palestra de Tom Kelley em BH, haja uma grande procura por capacitação em DT e ofertas de cursos que sejam Design, mas não Design Thinking.
Esta ponte entre Business e Design só pode ser feita por profissionais experientes, que transitam pelos dois domínios de conhecimento. Vamos esperar para ver.

Paralelo a este programa, o Isvor está criando o Isvor Labs para Inovação Sustentável, pelo o qual sou também responsável. A única forma de inserir o DT no DNA da empresa é tendo líderes sensíveis à proposta. Márcia Naves é um exemplo neste sentido. Uma parceria profissional que já dura mais de uma década.

Vejam a lista de cursos, workshops, palestras e metodologias que considero imprescindíveis para empresas e para designers que querem trabalhar com Design of Business:

Design Thinking Tools
Brief – Problem finding e Problem framing
Card sorting
Visualização de idéias
Mapas mentais
Brainstorming
Construção de cenários
Blueprint
 
Design Thinking Workshops
Pensando como designers
Metodologia para solução de problemas
Prototipagem rápida
Prototipagem de serviços
Testes de usabilidade
Infografia aplicada a negócios
Co-criação
 
Design Thinking Palestras
Design thinking aplicado a negócios
Design de serviços
O Design Thinking na história
Design Thinking e inovação sustentável
Pensamento integrativo para executivos
Melhoria contínua x inovação disruptiva
Restrições como insumo criativo
Inovação tecnológica e inovação conceitual
Vilem Flusser e o mundo codificado do design

 Empresas Design-Driven – Cases
Design, o verbo – Expandindo o conceito de design
 
Design Thinking Metodologias
Design centrado no usuário
Processos de co-criação
Unfocus group